• Instagram - White Circle
  • Facebook

©2019 by Graaf Editora. Proudly created with Wix.com

MARBA GOMES DE GRAAF 09116153421 33.013.968/0001-01 

Av. Empresário Valentim dos Santos Diniz, 23 / Serraria, Maceio - AL / 57046-770

abram de graaf

 

Abram de Graaf nasceu no dia 15 de Novembro 1960. Ele cresceu na cidade de Bunschoten/ Spakenburg, na Holanda. Essa cidade tem um alto número de igrejas e escolas reformadas. O autor era membro da Igreja Reformada (libertada) e passou por todas as instituições de educação das igrejas reformadas. Começou a estudar teologia na Universidade das Igrejas Reformadas em Kampen em 1980, e se tornou pastor em 1989. Durante esse período ele se especializou na área de Política Eclesiástica.  Em 1998 ele se casou com a brasileira Célia Gomes de Melo, e no mesmo ano recebeu um chamado da igreja de Hamilton (Ca) para trabalhar como Missionário na cidade de Maceió (Al). Desde o ano 2000 ele trabalhou em Maceió e sob a benção de Deus foi plantada uma igreja no bairro de Village Campestre II. Durante esse período ele participou também no ensino teológico pelo Instituto “João Calvino” (IJC) em Recife. Deu aulas de Grego do Novo Testamento, A Introdução, A Hermenêutica e a Exegese do Novo Testamento, História do Texto do Novo Testamento (Manuscritologia), História Eclesiástica (especialmente a história do Sínodo de Dordt); Homilética. Por muitos anos ele serviu às Igrejas Reformadas como Visitador Eclesiástico e também treinou um grupo de homens, que se tornaram oficiais da igreja reformada em Maceió. Em 2012 ele encerrou o projeto da plantação de uma Igreja Reformada, e se despediu da congregação com a publicação do livro “Senhor, ensina nos a orar” (2012). O livro é Cristocêntrico e demonstra como a oração “Pai Nosso” funcionava na vida de Jesus. Essa publicação o levou a ser editor, e depois disso ele editou vários livros, sendo:

 

C.Bijl, Jó o Rico (2015);

C. Trimp, Cuidando da Igreja. Vol 1: O Presbítero (2015);

Th. Havinga & P.K. Meijer, Comentários sobre o Catecismo de Heidelberg (2016);

Jasper Klapwijk, Feliz por ser Reformado (2017);

De Graaf (org.), Os Cânones de Dordt. Os cinco artigos da fé contra os Remonstrantes (2018);

Jochem Douma, Sexualidade e Casamento (2019);

Neste momento está trabalhando na publicação dos seguintes livros:

 

C. Trimp, Cuidando da Igreja. Vol 2: O diácono;

C. van den Berg, O processo pelos povos. Estudos Bíblicos sobre os Atos dos Apóstolos;

E.C. Luth, Gênesis. Estudos Bíblicos sobre o livro de Gênesis;

A. de Graaf, Predestinação e Perseverança de Deus. Comentário sobre os Cânones de Dordt;

O missionário é também um pregador e muitos sermões estão sendo publicados virtualmente  pelo site das igrejas reformadas http://pregacao.reformada.org/; e pelo site do próprio autor: www.bramdegraaf.com ou www.pastorabrão.com.

O missionário tomou a iniciativa de começar uma Editora (Graaf Editora), que é administrada por Marba Gomes de Graaf.

O pastor de Graaf é casado com Célia Gomes de Graaf e tem 4 filhos: Marba Gomes de Graaf, Jonathan Gomes de Graaf, Miríam Gomes de Graaf e Arielle Gomes de Graaf